Algumas Dicas
– Tente agendar a colocação, troca ou retirada de sua caçamba com 24h horas de antecedência. Isso garante a pontualidade e a rapidez na entrega.
– Solicite a locação da caçamba no momento em que já tenha entulho suficiente para enchê-la, evitando assim o uso indevido de terceiros que muitas vezes depositam lixo e outros resíduos.
– Não exceda o limite de carga da caçamba, pois a mesma com suas bordas ultrapassadas não poderá ser transportada devido aos riscos de acidentes, sob pena de apreensão do caminhão e multa ao transportador e gerador.
– O local de estacionamento da caçamba deve ser reservado previamente para que não ocorra eventualidades na entrega.
– A caçamba só pode ser estacionada onde é permitido estacionar automóveis. Não se pode estacionar em cima da calçada, em pontos de taxi, pontos de ônibus, faixas de pedestre, entre outros.
– Contrate apenas empresas cadastradas. O contratante responde solidariamente por contratar uma caçamba clandestina, por isso, ao necessitar dos serviços de locação de caçambas cheque se a empresa está devidamente cadastrada (regularizada) na Autoridade Municipal de Limpeza Urbana do seu Município.
– Quando ocorrer situações como: feiras livres, festas na via pública, acidentes de trânsito, obras na via, ou qualquer solicitação da LIMPURB, CET, DSV, Administração Regional, etc. A caçamba será retirada sem aviso prévio;
– Não é permitido colocar resíduo industrial, pneus, lixo doméstico, hospitalar, químico ou orgânico-animal, fluídos em geral e etc. Vide exemplos abaixo.
Não Permitido
– Lixo Residencial: É o lixo que produzimos todos os dias em nossas casas. No aterro sofre uma decomposição lenta que libera gases como o metano e representa um grande risco, porque quando acumulado no subsolo pode provocar explosões;
– Lixo Hospitalar: É o nome que se dá aos resíduos originários de ações em hospitais. Representam uma fonte de riscos à saúde humana e ao meio ambiente, devido à falta de adoção de procedimentos técnicos adequados no manejo das diferentes frações sólidas e líquidas geradas;
– Lixo Industrial;
– Pneus e Borrachas;
– Sofás Velhos;
– Vidros;
– Isopor e Espumas;
– Lã de Rocha;
– Lã e Fibra de Vidro;
– Manta Asfáltica;
– Telas;
– Animais Mortos